![]() |
© Provided by Popular Science Pet Psychic Banner |
Tire uma foto rápida do seu cão ou gato e os olhos deles se iluminarão de uma forma igualmente fria e enervante. Esse brilho estranho vem de uma camada de seus olhos chamada tapetum e reflete a luz para permitir que nossos amigos peludos vejam pequenas quantidades de luz com muito mais eficiência do que nossos olhos humanos. Na verdade, nossos animais de estimação percebem o mundo em que vivemos de maneira muito diferente das pessoas.
Quando crianças, muitos de nós aprendemos que cães e gatos são "daltônicos" ou veem o mundo em "preto e branco", mas isso não é totalmente verdade. “Eles [apenas] não conseguem ver todas as cores diferentes que podemos ver”, diz Katherine Houpt, professora do Cornell’s College of Veterinary Medicine. “Pelo que podemos dizer, eles veem o mundo em tons de azul e amarelo.”
Do ponto de vista da fisiologia, a visão única se resume aos tipos de receptores de luz no próprio olho. “Como cães e gatos são predadores, eles não precisam saber a diferença entre alguns tons semelhantes”, explica Houpt. “Como primatas, temos que saber se aquele caqui está maduro ou não. Somos melhores na discriminação de cores para encontrar os alimentos corretos. ” Em outras palavras, um coelho cinza é tão saboroso quanto um marrom.
Quando se trata de clareza, os humanos também têm uma vantagem sobre nossos amigos domesticados. Se um cachorro consegue distinguir um objeto a 6 metros de distância, um humano pode vê-lo a 18 metros. A diferença é ainda mais pronunciada para os gatos - o que um gato pode ver a 6 metros, um humano pode ver a 30 metros ou até 60 metros. Nossos animais de estimação não foram feitos para processar imagens nítidas do mundo ao seu redor.
Os animais têm uma vantagem, entretanto, quando se trata de perceber o movimento - uma habilidade aprimorada para ajudá-los a pegar sua comida que se movimenta rapidamente. Embora a maioria dos cães e gatos tenham dificuldade em detectar objetos estáticos muito próximos deles, eles podem detectar movimentos por até 800 metros - mesmo que seja relativamente sutil.
Eles também podem ver mais de uma vez do que os humanos. Enquanto nosso campo de visão é de aproximadamente 180 graus, os olhos de felinos e caninos se projetam um pouco para expandir sua visão periférica além de 200 graus. Essa mesma detecção de movimento se estende até os limites de sua visão, então mesmo que eles não consigam dizer o que está se movendo, eles sabem que algo está vindo.
Esse campo de visão pode variar dependendo da raça do cão. Um bulldog, por exemplo, não precisa ver em volta de um focinho gigante como algumas outras raças, o que é útil ao observar objetos de perto e dá a eles um campo geral maior de visão desobstruída.
Uma concepção comumente aceita que é verdadeira: quando se trata de ver no escuro, olhos de gato e cachorro se destacam, em parte porque o tapete reflete a iluminação para os receptores de luz. “Eles não conseguem enxergar na escuridão absoluta melhor do que nós”, diz Houpt. “Mas com pouca luz, eles podem ver melhor.” Isso ocorre porque seus olhos contêm mais bastões que os nossos - entre seis e oito vezes mais para os gatos - o que significa que eles precisam de menos iluminação para coletar uma imagem utilizável para seu cérebro.
Mas sua percepção misteriosa não termina aí. Depois de considerar todas as vantagens e desvantagens da visão de cães e gatos, você ainda precisa considerar como ela interage com seus outros sentidos.
Os gatos podem ouvir sons ultra-sônicos tipicamente emitidos por suas presas, o que lhes permite continuar a perseguição, mesmo que seu lanche rápido saia do alvo. Eles também usam o cheiro como método principal para identificar pessoas. “Quando você leva um gato ao veterinário, seu segundo gato pode não reconhecê-lo porque tem o cheiro de outras pessoas. E se você se ausentou por um tempo e voltou, o gato pode não reconhecê-lo até dar uma boa cheirada ”, diz Houpt. "Se você trocou de xampu enquanto estava fora, pode ter um problema."
Obviamente, os cães também têm um olfato apurado. Como gatos e outros animais, eles têm um órgão vomeronasal como parte do sistema olfatório especificamente dedicado às suas necessidades olfativas. Ele permite que coisas mais selvagens se comuniquem por meio do aroma e melhora o sentido geral do olfato. Dependendo da raça, o olfato de um cão varia de 1.000 a 10.000 vezes mais eficaz do que o de um humano.
Com essas ferramentas extras à sua disposição, cães e gatos não precisam depender de seus olhos para navegar pelo mundo. Suas limitações visuais, no entanto, podem fornecer alguns problemas interessantes para os humanos que tentam ensinar novos truques aos animais. “Por causa de como eles veem as cores, os cães não são muito bons em semáforos”, diz Houpt. “Isso se torna um problema quando você está ensinando um cão-guia, então ele precisa aprender que o amarelo mais escuro é quando ele precisa parar.” Em um mundo ideal, os semáforos teriam um componente olfativo para que cães úteis pudessem cheirar quando for hora de partir.
fonte: Stan Horaczek / MSN
Comentários
Postar um comentário