Em 13 de setembro de 2012, a Organização Meteorológica Mundial desclassificou o recorde da temperatura mais alta registrada, exatamente 90 anos depois de ter sido estabelecido em El Azizia, na Líbia, com uma medição de 58° Celsius. A temperatura oficial mais alta registrada é agora de 56,7 °C (medida em 10 de julho de 1913 no Greenland Ranch, Death Valley, Califórnia, EUA mas chegando não muito raramente a casa dos 34°C 35°c em alguns anos mais recentes.
Como resultado de uma investigação em 2012, a OMM concluiu que a medição do registro de El Azizia poderia ser imprecisa em até 7°C devido a uma combinação de fatores, incluindo a superfície semelhante a asfalto sobre a qual a medição foi feita, que não é uma representação justa do solo nativo do deserto.
Randy Cerveny, membro da OMM e professor de geografia da Arizona State University, comentou em 2012: "Esta investigação demonstra que, devido às melhorias contínuas na meteorologia e climatologia, os especialistas em clima podem agora reanalisar registros meteorológicos anteriores com muito mais detalhes do que nunca. "
Ele acrescentou: "Aceitamos esse registro extremo de temperatura do Vale da Morte. Obviamente, se houver novos materiais sobre ele, estaremos preparados para abrir uma investigação, mas neste momento todas as evidências disponíveis apontam para sua legitimidade."
![]() |
Imagem: Reuters |
![]() |
Imagem: © Shutterstock |
A temperatura do ar do apropriadamente chamado Furnace Creek no Vale da Morte atinge uma alta média diária de 47 °C tornando o Vale da Morte o lugar mais quente da Terra.
Fica ainda mais quente no solo: uma medição de 93°C foi feita em 15 de julho de 1972 - a apenas 7 graus de distância do ponto de ebulição da água.
Uma das razões pelas quais o Vale da Morte tem a temperatura mais alta já registrada é porque fica a aproximadamente 190 pés abaixo do nível do mar, e o ar esquenta conforme fica mais baixo.
Além disso, há menos de sete centímetros de chuva no vale do deserto a cada ano.
Mas segundo o jornal BBC Apesar das altas temperaturas, o Vale da Morte não é um dos lugares mais perigosos à saúde humana.
Isso porque é a combinação de temperatura e umidade, entre outros fatores, que pode tornar clima de uma região mais seguro ou perigoso para a saúde.
O Vale da Morte é seco, com índices de umidade do ar que giram em torno de 7%. A baixa umidade permite que o corpo lide melhor com a alta temperatura e consiga regular sua própria temperatura com mais facilidade.
Em locais muito quentes e muito úmidos, o suor não evapora com tanta facilidade — a evaporação do suor é uma das principais formas de auto regulação da temperatura do corpo no calor.
Ondas de calor que surgem em momentos onde a umidade do ar está alta também podem ser muito perigosas. Com o calor e a umidade, o corpo pode superaquecer, e a velocidade do vento também pode intensificar os perigos de uma onda de calor.
Comentários
Postar um comentário